segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Amizade mais que amizade, um tesouro


Como é bom podermos nos relacionar com as pessoas e desfrutar de suas companhias. Deus quando criou Adão logo percebeu que não era bom que ele estivesse só e criou Eva para que pudessem estar juntos e desfrutar das criações poderosas de que fizera. Logo podemos concluir que o ser humano não possui estruturas para estar sozinho, somos seres dotados de capacidades, mas não a de ficar sozinhos, inclusive  a solidão, aquela sensação ruim de ser incompreendido, de não poder contar com ninguém, de estar sozinho no mundo, pode causar mais males à saúde do que a obesidade e o tabagismo, tradicionalmente ligados a problemas cardíacos e cânceres, entre diversos outros problemas. Mas, enquanto os dois últimos são fatores de risco muito bem estabelecidos do ponto de vista médico e aceitos pela sociedade, o isolamento social raramente é analisado, num contexto mais amplo, como potencial detonador de doenças.

 Definitivamente podemos ficar sozinhos por algum tempo, mas não por muito tempo, precisamos dar e receber amor, sem contar que amigos servem como ponte, estrutura, coluna, dentre outros... A palavra de Deus nos diz "...quem encontra um amigo, encontra um tesouro" Pv 17:17

Na bíblia temos muitos exemplos de amizades e hoje quero chamar atenção para a amizade de Jônatas e Davidois homens de Deus, mas traziam a “marca da imperfeição”, do pecado, e os apelos interiores quanto às questões de nobreza. Davi provinha de uma família humilde, porém, tinha consciência disso e era um homem temente a Deus, enquanto Jônatas era filho do Rei Saul que, mesmo sendo descendente de uma das menores tribos de Israel, Deus o havia constituído chefe do seu patrimônio. 

Jônatas mesmo sendo filho do homem que perseguia ao seu amigo Davi manteve sua lealdade ao amigo; demonstrará que sua amizade com Davi não dependia de garantias humanas e era assim desprovida de interesses. É muito belo observar essa realidade e dela tirar uma lição de vida para as experiências de amizade nos dias atuais. Jônatas realiza o seu chamado ao ser amigo de maneira exemplar: “Assim que Davi terminou de falar com Saul, Jônatas se apegou a Davi e começou a amá-lo tanto quanto a Si ... Então Jônatas fez aliança com David, porque o amava como a si mesmo. Jônatas tirou o manto que vestia e o entregou a Davi, assim como suas vestes, até mesmo sua espada, seu arco e seu cinturão” I Samuel 18, 1-4

A referência por si só já basta como fonte de exemplo e inspiração, precisamos com urgência avaliarmos quais são as nossas motivações para com os nossos amigos e relacionamentos, entender que melhor é dá do que receber....mas não é isso que vivemos hoje, quase nos basta o ditado cada um por si e Deus por todos, porém na prática, quando digo prática são nos dias difíceis quando olhamos a nossa volta e observamos o quanto eles nos fazem falta, e quando os temos, o quanto são importantes, nos fazem rir, chorar, levanta a moral e também sabem dar aquela bronca que só quem ama é capaz de fazer. 

Não podemos nos esquecer que o ladrão ainda está solto cumprindo seu papel com excelência: matando, roubando e destruindo, e ele é expert em destruir relacionamentos, Sabe por que? Ele odeia a união, ele odeia o amor e não descansa até conseguir cumprir suas atividades na minha e na sua vida. Pense comigo: quando ele quer de fato nos atingir o que ganharia ele em bagunçar aquilo que não damos importância? Não faz sentindo, geralmente para tocar nossos sentimentos ele vem para atingir em cheio, defraudando nossos relacionamentos. Quero expor aqui o que tenho vivenciado na prática contra as armadilhas do ladrão: Tenha uma mente Benigna!  Com toda certeza Jônatas e Davi não foram corrompidos na amizade por que tinham uma mente benigna, e o que é ter uma mente benigna? Uma mente capaz de pensar o bem, produzir o que for bom. Vou dar um exemplo prático: as atitudes das pessoas não podem sofrer alterações por conta dos nossos juízos de valores, é exatamente na hora desse filtro que o inimigo vem com suas mentiras e insinuações contra nossos relacionamentos. Pratique a ideia de ter uma mente que pensa o bem a respeito dos amigos e das pessoas que estão mais próximas a você, talvez você diga: depois do tanto que já me decepcionei, nem pensar, fico mesmo na defensiva e pronta para atacar se tentarem me invadir!

Cuidado! você pode com isso machucar seus amigos e afastar muita gente boa de você, nem sempre a atitude do seu amigo corresponde exatamente a maneira como você interpretou,  uma conversa calma e sincera pode esclarecer muito melhor todas as questões do que se apegar as mentiras que o ladrão costuma colocar na sua mente a respeito de alguém, daí que perceberá o quão enganada você esteve, tendo pensamentos maus ao invés de bons. 

Tive uma experiência exatamente nesse sentido, tive uma atitude e minha amiga interpretou de uma forma e em detrimento do comportamento dela em resposta a minha atitude tive um pensamento mau a respeito dela também o que nos gerou um mal estar, um desconforto... E tudo que fizemos foi engolir a situação dando margens para que o inimigo trabalhasse em nossas mentes, um mês depois o Espirito Santo de forma muito inesperada tocou-me para que conversasse com ela exatamente sobre aquele dia e aquele assunto. Glória a Deus que obedeci à voz do Espirito Santo, tudo havia passado por um mal entendido totalmente fora da realidade....daquele dia em diante estabelecemos uma aliança de amizade onde o compromisso fosse pensar sempre o melhor uma da outra e o inimigo foi envergonhado.

Espero que você possa ter sido abençoado com essa leitura, meu desejo é que você e eu possamos desfrutar o melhor das pessoas e também permitir que elas desfrutem o melhor de nós, para honra e glória do nosso salvador amado Jesus Cristo! Amém

5 comentários:

  1. você foi muitíssimo feliz nesta postagem. Que Deus possa derramar óleo fresco a cada postagens e que muitas vidas possam ser alcançadas e ministradas profundamente. Em Nome de Jesus!
    Concordo plenamente quando diz:
    "...Pratique a ideia de ter uma mente que pensa o bem a respeito dos amigos e das pessoas"
    Pois como dizemos pela manhã e isso é fato: PENSAMENTOS BENIGNOS AMIZADE SADIAS!
    Bjs que o Senhor Jesus regue a nossa amizade com o Sangue Dele.

    Cris Labre

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, linda postagem. Que ela edifique muitas pessoas ao lê-la. Que Deus continue te usando dessa forma pra falar tão bem sobre a palavra.
    Rogo a Deus pela nossa amizade. Amo vc.
    Fica na paz.

    ResponderExcluir
  4. A paz irmã Elisa, linda mensagem que escreveu, à amizade é uma dávida de Deus, a irmã Cristina Labre me indicou o seu blog, já sou um seguidor do seu blog, você é uma benção de Deus e o melhor de Deus ainda está por vir para sua vida. A paz do Senhor minha irmã em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Obg pela visita ao GRAÇA PLENA Elisa, parabens pelo blog, Deus te abençoe e volte sempre


    Joelson Gomes
    http://gracaplena.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...